domingo, 4 de setembro de 2011

Bons sonhos!

Voltamos de viagem e a rotina teve que ser retomada. Durante alguns dias (3 para ser mais precisa) foi mais demorado para dormir. Acredito que estar de volta em casa, com seus brinquedos, o deixou excitado. Normal.

Desde que ele desmamou, criei outro esquema para acalmá-lo para o sono noturno. Ficávamos na minha cama, com tudo apagado até ele adormecer. Já tinha um tempo que isto estava começando a demorar demais, e piorou muito na volta da viagem, então decidi que estava na hora de mudar de uma vez por todas.

Conversa de mãe para filho

- "Filho, a partir de agora, você vai dormir no seu berçinho. Você ta crescendo e já entendeu que a mamãe e o papai estarão sempre por perto. Depois da sua mamadeira, vamos escovar os dentes e ficar no quarto. Mamãe ou papai, vão ler uma história, rezar e fazer massagem ou carinho, e depois você vai domir. Tá bom?"

RESPOSTA: "Tá!" (ele sempre responde assim quando eu termino uma pergunta com tá bom...figurinha)

Resultado: Deu SUPER certo! Ele resmungou um poquinho no primeiro dia mas fui firme e ele entendeu. Isto está acontencendo tem apenas 1 semana mas por incrível que pareça, foi mais fácil do que imaginamos.

O meu aprendizado foi enorme. Tomar a decisão destas ações me fizeram aprender e criar o meu próprio ritmo e jeito de lidar com meu filho. Regras são ótimas sempre mas às vezes precisamos ajustar aqui ou ali para chegar aonde queremos. Aprendi que nossos filhos precisam ser percebidos e nós precismos ser firmes, sinceros, carinhosos e principalmente passar segurança para eles. Eles precisam saber e entender que haja o que houver estaremos ali. Sinto que agora o Bernardo entendeu isso e relaxou. Agora ele adormece às 20h /20:30. E eu...me sinto tão bem.

Bons sonhos meu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário